Características da raça caracu
Sempre contribuindo para o melhoramento genético da pecuária nacional, a raça caracu se destaca pelo temperamento dócil, alta longevidade e rusticidade. Tem elevada tolerância a doenças e parasitas e é totalmente adaptável em todo território nacional.
Os animais da raça caracu reúnem várias características funcionais e muito boa heterose no cruzamento com taurinos e zebuínos, tornando-se ideal para o cruzamento industrial. São animais de dupla aptidão econômica, produzindo carne e leite com qualidade.
Na linhagem de conformação frigorífica, são animais compactos, com bom volume e convexidade de musculatura. O couro tem espessura média e é macio e solto, além disso, possuem bons aprumos e ligamentos fortes.
Os pêlos são curtos, finos e lisos e a pelagem varia entre o baio, baio amarelo, laranja e vermelho. Esse tipo de boi apresenta despigmentação ao redor dos olhos, focinho e ventre.
Dentro da raça caracu, existem as variedades "aspada" e "mocha", ambas aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Serviço de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Caracu.
"Testamos várias raças para cruzar com nosso rebanho Nelore e foi com raça Caracu que conseguimos: fertilidade, precocidade e qualidade de carne."
— Edvair Manzan/Peixes-TO
Os criadores e selecionadores de caracu vêm trabalhando de modo intenso no melhoramento genético de seus exemplares.
A raça caracu é rústica e pronta para enfrentar os desafios do clima tropical, além de ser resistente a endo e ecto parasitas. Ao introduzir esse tipo de gado no seu rebanho, os ganhos são significativos e comprovados na ponta do lápis.
A raça caracu tem quase 500 anos de história no Brasil. Confira os benefícios do gado caracu.